O que é Meditação?   BeiYin
Talvez necessite dizer primeiro o que não é.  Existem muitos conceitos em relação à meditação, que não têm nada que a ver diretamente com a mesma. Como estado de ser, a meditação tem existido desde os primórdios da humanidade e mesmo antes desta, estando os animais naturalmente neste estado, mesmo que não conscientemente.

O que a meditação é pode ser vista de diferentes maneiras. Meditação não é uma técnica para alcançar determinados objetivos, mesmo que seja usada com essa intenção.

Pode tornar-se mais relaxado e sintonizado, mental e emocionalmente, mas estes são apenas efeitos secundários e não são o essencial da meditação.

Qualquer pessoa, não importando o estilo, situação ou condição de vida, pode beneficiar-se da meditação. Esta não depende, certamente, de crenças ou conceitos pessoais, quer sejam filosóficos, religiosos, idealísticos ou materiais. Muitas pessoas relacionam meditação à religião ou espiritualidade e, dessa forma, a rejeitam e assim inibem e perdem uma oportunidade criativa e preciosa de fazer algo que, com pouco esforço, poderia mudar sua vida pessoal para melhor e fazer da mesma um acontecimento criativo e aprazível.

Todos sabemos que “caminhar” é benéfico para a nossa saúde. Caminhar todos os dias por um determinado período de tempo mantém-nos em boa forma e com saúde, não só fisica mas emocional e mental. Também sabemos que “caminhar” é usado como disciplina espiritual em algumas religiões: os Cristãos fazem-no como um ritual e os monges Budistas têm uma longa tradição de “caminhar espiritual”; mesmo que as pessoas não percebam o “caminhar” como disciplina espiritual ou religiosa, não precisam desistir de “caminhar” por não se integrar aos seus estilos de vida ou sistema de crenças. Porque isto é feito com a meditação? Na verdade, não há razão para rejeitar a meditação, só há que mudar a ideia errnea que conecta meditação a religião ou espiritualidade.

Como podemos observar, mesmo os animais estão praticando meditação na sua forma particular e não estão relacionando nenhum conceito com a mesma.

Como humanos, podemos meditar conscientemente e obter a partir disso um benefício total, que vai muito além do sentimento de bem-estar.

Com certeza muitas pessoas estão interessadas em meditação porque estão nervosas, desesperadas ou doentes e querem fazer algo que as possa ajudar. Na verdade, a meditação aprofunda significativamente cada processo de cura e com certeza é o passo básico mais importante para todos nós em nosso crescimento pessoal.

Neste caminho, se chegarmos a um momento em que lutar pela vida parece um rodar à volta de si mesmo, com as muitas necessidades e desejos em nossa sociedade, então, depois de um questionamento e reflexão sobre a posição pessoal, podemos chegar, depois da luta, a um estado meditativo.

Pode acontecer que chegue a um momento na sua vida em que a intenção de fazer algo com uma razão específica, principalmente porque deseja alcançar um determinado objetivo, comece a desaparecer. Talvez isso fara voce cair em desespero, depois de algo trágico que mexa consigo, - até então um estilo de vida não questionado -, quando o seu castelo de areia de segurança se desmorona, deixando-o sem orientação. Lutando a partir disso e adotando um ponto de vista mais otimista, pode ser que você se abra e seja capaz de receber novos impulsos.

Um problema sério de saúde, com todo o seu sofrimento, pode ser sentido como um estado negativo, mas também pode ser um novo começo, uma abertura a novos estados de consciência, que trarão um novo sentido de ser e um nova visão de mundo. O passo para a auto-responsabilização pode ser dado, deixando-se de dependências…

Também poderá ganhar uma nova segurança saída de uma visão mais profunda. Uma profunda necessidade de se conectar com “algo”, mais além da sobrevivência diária, guia-lo-á finalmente ao estado de meditação. Sem vivenciar nenhuma tragédia e sofrimento para chegar ao estado de meditação. A necessidade de meditar pode surgir imediatamente, porque todos os desejos na sua vida poderão estar realizados, e ainda assim poderá sentir falta de algo – mais essencial.

Se sinta a necessidade de meditar então é possível que tenha alcançado um estado de meditação apenas sentando-se e fechando os olhos… mas então poderá não estar consciente de cair em padrões antigos de fazer e assim a meditação não funciona.

Isto é simples de evitar seguindo um singelo porém claro conselho. Entretanto poderá pedir  ajuda. Nesta publicação irei ensinar-lhe como meditar, para que possa começar agora mesmo. Não há necessidade de nenhum ritual, apenas informação clara.

A meditação está disponível para todos e em qualquer lugar, não dependendo de outros ou de espaço específico; apenas há que começar e meditar.

Estou fortemente convencido que qualquer informação sobre meditação e como fazê-la esteja livremente disponível para todos. O esclarecimento iria, dessa forma, aprofundar significativamente a cura e crescimento pessoais.

Ganhará segurança, que não provém do exterior, com todas as mudanças constantes associadas, mas do interior por estar conectado consigo próprio.

Se me perguntar o que me dá “credenciais” para ensinar e falar sobre meditação, então posso dizer-lhe que tenho estado a meditar durante mais de cinquenta anos. Aprendi com muitos professores e depois de muitos anos de luta pude finalmente aprender que a meditação não necessita de estar ligada a nenhum tipo de credo ou conceito! Estou absolutamente convencido que a meditação é a maneira mais natural e fácil para ajudar qualquer desenvolvimento pessoal e, numa escala maior, aprofundar a evolução da humanidade.

Na verdade, é a ferramenta mais benéfica para quem queira desenvolver as suas capacidades e para quem seja suficientemente inteligente para usar o que está disponível e o que é oferecido – e isto, posso assegurar-lhe, não precisa de muito, apenas o interesse e a abertura para fazer algo realmente benéfico para si!

Qual é o benefício da meditação?

Poderá aperceber-se que, praticando meditação por algum tempo, poderá chegar a um estado de ser onde se atue e responda de um modo diferente ao que apareça na sua vida, exterior e interiormente.

Sendo mais relaxado e não acumulando tensão na sua vida diária, você será capaz de observar de um modo mais objetivo. Em vez de se relacionar com a vida de um modo limitado, será capaz  de perceber e reconhecer a si próprio e aos outros de uma maneira mais ampla e íntegra. Reconhecerá e entenderá outros pontos de vista e será mais efetivo em tudo o que faça e persiga. Ganhará uma nova atitude e uma nova maneira de focalizar, que então mudarão as suas reacoes. Os seus hábitos mudarão para melhor e será mais consciente. Será capaz de discernir acerca do que lhe aparece e estará mais capacitado para determinar se algo será mais favorável ou prejudicial para o seu bem-estar.

Viverá mais saudavelmente e feliz em todos os níveis da sua existência. Não precisará  demonstrar nada nunca mais e não precisará provocar ou manipular os outros para conseguir o que quer. Estará menos dependente de outros e do que o rodeia. A sua expressividade individual ganhará uma nova dimensão. Há muito mais benefícios que em breve encontrará por si só quando começar a meditar de forma regular por algum tempo…

Como fazê-lo?
Poderá meditar sob qualquer condição, onde e em qualquer lugar desejar.

Para começar: Encontre um lugar sossegado onde não seja incomodado por muito barulho ou outras influências. Não deverá estar debaixo da influência direta do álcool ou de outras drogas. Não deverá estar muito cansado ou exausto. Sentar-se confortavelmente, se possível com as costas retas. Apenas vinte minutos por sessão será suficiente. Será melhor se fizer duas vezes por dia: de manhã e de noite. Pelo menos uma vez por dia, mas todos os dias.

Todos os dias!! Talvez precise se esforçar um pouco nos primeiros dias, mas depois de três semanas será um hábito estabelecido e o fará regularmente, não querendo faltar ao mesmo nunca mais.

Agora sentado, só há que fechar os olhos. Sente-se confortável? Sim? Bem. Agora:
Não precisa fazer nada, nada mesmo!! Apenas há que estar sentado aqui e – estar consciente disso mesmo… O que significa estar consciente do seu corpo apenas estando sentado aqui. Poderá estar consciente do silêncio ou de algumas sensações. Mas não estará fazendo nada! Estará apenas
        “Consciente”.

Você não se foca ou se concentra em nada, apenas está consciente do que está aqui – nada mais. Apenas está observando e consciente do que aparece e não dá demasiada importância a isso – nada mais do que estando consciente de si próprio.

Então, o que acontece é que você dá conta de que está perdido nalguns pensamentos. Não se preocupe com isso. Está tudo bem e faz parte da meditação. Não terá de evitar pensar ou sentir e não terá de suprimir o que aparece. Há que apenas deixar acontecer, sem julgar ou dar-lhe nenhuma importância em especial. Não espere que aconteça nada e, se tal acontecer, apenas há que dar conta disso e deixar passar…

Há um pequeno truque que lhe poderá ajudar se for arrastado por uma torrente de pensamentos: No momento em que estiver consciente de que está a pensar, então alterne a sua atenção para a sua respiração.

O mesmo: não precisa de se focar ou de se concentrar na sua respiração, apenas há que estar consciente da mesma. Não faça nada acerca da mesma, apenas há que a observar! Isto poderá acontecer por um tempo e então você se encontra perdido nalguns pensamentos. Tudo bem! Então poderá voltar ao observar a sua respiração. E assim por diante…

Poderá então acontecer na sua meditação alguns momentos em que não existirão nenhuns pensamentos e nenhuma consciência de si ou do seu meio e então parecerá que estará a adormecer. Isto também estará bem, não há que se preocupar. Se você adormecer, não há dúvida de que acordará muito em breve. Provavelmente você apenas se estará a relaxar profundamente e estava disso necessitado…

Esteja consciente de si e dos diferentes estados pelos quais passa. O que quer que aconteça – apenas continue a meditar.

Se está a ter dificuldades e se sentir desconfortável e, desse modo, quiser desistir de meditar, não hesite em pedir ajuda. Se não encontrar respostas suficientes nas “meditation FAQ”, então não hesite em entrar em contacto comigo, seja por email ou usando a “hot line”.

Poderá aprender mais sobre meditação vendo o meu vídeo acerca do mesmo tema e poderá ler mais acerca do mesmo no meu Web site no “arquivo”. Toda a informação que estou a oferecer é grátis. Não há nem nunca há-de haver nenhum dinheiro envolvido e asseguro-lhe que não espero nada em troca.

Se está a meditar e está a experienciar os benefícios da meditação e então quiser partilhar com outras pessoas, então poderá participar da minha intenção em “espalhar a palavra” para que outros beneficiem da meditação. Por favor deixe-me saber quantos livros quer dar aos seus amigos e à sua família, que eu lhos enviarei. Sinta-se livre para oferecer a todos quantos estiverem interessados… É apenas um pequeno presente que poderá dar um impulso para a transformação e enriquecimento das vidas dessas pessoas.

Este livro estará brevemente disponível em inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, sueco, russo, polaco, checo, coreano, japonês e chinês.

Eu não reclamo nenhum direito de autor. Poderá copiá-lo por si mesmo – se preferir – e dá-lo livremente a todos os seus amigos (existe uma página no meu web site que poderá copiar).

* * *

É minha intenção que seja para uso de todos.
Vamos começar uma positiva reacção em cadeia…
Juntos podemos ajudar à mudança!
Namasté

BeiYin